terça-feira, 6 de julho de 2010

A Montanha Russa!


Montanha-russa é uma atração popular dos parques de diversões modernos. A primeira montanha-russa foi patenteada em 20 de janeiro de 1885 por La Marcus Adna Thompson. Consiste basicamente em uma estrutura de aço (podendo ser feita de outros materiais) que forme uma pista composta por elevações similares a montanhas seguidas de quedas, embora também possam possuir inversões (sendo delas a mais conhecida o loopings, inversões contínuas que formem uma volta vertical completa de 360º impulsionadas pela velocidade proveniente de uma descida ou lançamento impulsionado deixando quem está na atração momentaneamente de cabeça para baixo) e seções de fotos que flagram geralmente o momento de descida dos passageiros na maior queda do brinquedo e que estão à venda na saída.
Nem todas as pistas são circuitos completos podendo ter seu inicio em lançamentos impulsionados por mecanismos ou serem puxados para trás no inicio e lançados por um percurso que pode terminar em outra estação ou em uma subida de ângulo próximo a 90º e retornarem ao inicio de costas.
Existem numerosos fãs de montanhas-russas em todo o mundo. Alguns deles vão a parques de diversões exclusivamente para se divertir nelas, principalmente quando há lançamento de uma nova que tenha batido algum recorde (velocidade, inclinação, comprimento, tempo de percurso, queda maior).
Fãs de alguns lugares do mundo têm convênio associado a parques e pagam taxas que revertem descontos na ida em montanhas-russas.
No que pode ser a primeira aplicação profissional de uma montanha-russa, a NASA anunciou que construirá uma para auxiliar o escape de astronautas da almofada de lançamento em uma emergência

Nenhum comentário:

Postar um comentário